Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Não cabe ao Juizado Especial Criminal julgar descumprimento de medida protetiva

    Publicado por Kaíque Carneiro
    há 3 anos

    A competência para processar e julgar o crime de descumprimento de medidas protetivas previsto no artigo 24-A da Lei Maria da Penha é dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e, onde não houver, das Varas Criminais. Isso porque o artigo 41 da Lei 11.340/06 veda expressamente a aplicação da Lei 9.099/95 aos delitos praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher.

    Com base nesse entendimento, a Câmara Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo definiu que a competência para apurar três casos de descumprimento de medidas protetivas não é da Varas do Juizado Especial Criminal. As decisões ocorreram em conflitos negativos de jurisdição.

    O relator de um dos processos, que tramita na Comarca de Jales, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, afirmou que, embora o descumprimento de medida protetiva caracterize desobediência à ordem judicial, "reconhece-se que a previsão do crime instituído no âmbito da Lei 11.340/2006 tem por finalidade a proteção da integridade física e psicológica da mulher, vítima de crime antecedente, cometido com violência doméstica e baseada no gênero contra a mulher".

    Assim, afirmou o magistrado, o descumprimento das medidas elencadas no artigo 22 da Lei Maria da Penha configura uma continuação às formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, previstas no artigo da mesma norma: "O artigo 41 da Lei 11.340/2006 afasta, expressamente, a incidência da Lei 9.099/1995 aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista."

    Relatora de outro processo, da Comarca de Jandira, a desembargadora Lidia Conceição também observou que, tendo em vista que os fatos narrados foram praticados no âmbito de relação familiar e doméstica, são inaplicáveis as disposições contidas na Lei 9.099/1995. "A hipótese em tela evidencia a conduta de violência ainda que psicológica cometida contra mulher, vítima de violência anterior, em descumprimento da decisão judicial que objetivava proteger a referida vítima", disse.

    O terceiro processo tramita na Comarca de Presidente Prudente e o relator foi o vice-presidente do TJ-SP, desembargador Luis Soares de Mello. Segundo ele, com o advento da Lei 13.641/18, que incluiu o artigo 24-A na Lei Maria da Penha, não há mais dúvida de que o descumprimento de medida protetiva de urgência caracteriza o tipo penal autônomo e é de competência da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, não do Juizado Especial Criminal.

    "Trata-se de lei de natureza especial e protetiva, editada posteriormente, com o objetivo de punir com mais rigor os delitos cometidos no ambiente doméstico. Por consequência, os crimes nela previstos não são de pouca lesividade e a eles não se aplicam os benefícios da Lei 9.099/95, o que afasta a competência dos Juizados Especiais Criminais", afirmou.

    Mello afirmou ainda que a pena prevista para o delito do artigo 24-A da Lei Maria da Penha é de detenção de 3 meses a 2 anos, enquanto que o crime de desobediência comum, previsto no artigo 330 do Código Penal, estabelece pena mais branda, de detenção de 15 dias a 6 meses e multa, "o que indica a especificidade do mencionado delito a afastar a competência do Juizado Especial Criminal para seu processamento".

    0020581-41.2020.8.26.0000

    0019317-86.2020.8.26.0000

    0027737-80.2020.8.26.0000

    Fonte: ConJur - Juizado Especial não deve julgar descumprimento de medida protetiva

    • Sobre o autorKaíque Carneiro, Especialista em Direito Civil
    • Publicações1
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-cabe-ao-juizado-especial-criminal-julgar-descumprimento-de-medida-protetiva/1169518009

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)